segunda-feira, 18 de abril de 2011

CBS

Multinaciona discográfica CBS vai instalar sucursal em Lisboa

A companhia norte-americana CBS, uma das maiores empresas discográficas do mundo, projecta instalar uma sucursal em Lisboa em meados do ano - soube ontem a ANOP de fonte do sector.

Até há meses esta firma com sede em Nova Iorque esteve representada pela Rádio Triunfo, de capitais portugueses, mas uma falta de entendimento entre as duas partes fez com que não fosse renovado um contrato celebrado há muitos anos.

A «CBS Records» é uma divisão do grupo Columbia Broadcasting System que também possui a segunda maior cadeia de televisão dos Estados Unidos e interesses nas indústrias do cinema e rádio e de material de som e imagem.

CBS, Columbia e Epic são as suas marcas principais, além de distribuir produções alheias como as do grupo STAX, de Memphis, e do seu catálogo fazem parte algumas das maiores estrelas dá música popular, de Bob Oylan e dos Simon and Garfunkel a grupos da nova geração.

Em 1975 possuía 25 filiais no estrangeiro e representações em 17 países.

Segundo fontes de sector o seu volume de negócios no mercado discográfico português atingia há um ano cerca de 1500 contos por mês, importância que poderá ser significativamente aumentada se a sua sucursal adoptar uma gestão de catálogo mais agressiva que a sua antiga representante.

A Rádio Triunfo, ligada aos estabelecimentos Melodia e à Rádio Renascença, foi comprada em 1979 aos herdeiros de Rogério Costa leal, o nortenho seu administrador de dezenas de anos, por um empresário que também possui a Movieplay e interesses no ramo das cassetes.

A firma portuguesa, apesar de ter perdido a CBS, continuará a trabalhar com outro importante grupo discográfico norte-americano, designado internacionalmente por WEA, as inciais daquelas que são com a Reprise as principais etiquetas: Warner, Elektra e Atlantic.

A CBS será a segunda multinacional do sector a instalar-se directamente em Portugal, depois da Polygram, do grupo Philips (a Valentim de Carvalho também tem ligações profundas a um grupo sediado em Londres - a EMI),

A CBS poderá desta forma resolver um problema até agora sem solução - o da aplicação das verbas de «copyright» (direitos de edição) cuja transferência não é, a partir de certa percentagem, autorizada pelo Banco de Portugal.

Diário de Lisboa, 07/01/1981

A CBS instalou-se em Portugal no início da década de 80.

Em Portugal, editou discos de Lena d'Água, Dulce Pontes, Ana Faria e Paulo Gonzo, entre outros. Actualmente aposta em novos grupos como os Adiafa, assim como relançou Paulo Gonzo e criou parcerias externas para, na senda do sucesso outrora alcançado, continuar a dedicar alguma atenção à música portuguesa.

Originalmente chamado CBS Records, foi fundado em 1898, e comprado pela japonesa Sony em 1988. É um dos quatro maiores conglomerados de gravadoras do mundo junto com a Universal Music Group, EMI e Warner Music Group, sendo atualmente a segunda maior.

Em 2004 a Sony Music fundiu-se com a gravadora BMG criando a Sony BMG Music Entertainment. Em 2007, a Sony comprou a parte que cabia ao grupo Bertelsmann, e acabou com o conglomerado voltando ao nome "Sony Music".

Wikipedia

Quando, em finais dos anos 80, chegou a integrar as brigadas da GNR e andou pelas feiras do País inteiro atrás da cassete pirata a ajudar as autoridades a distinguir as verdadeiras das falsas, João Afonso, à data funcionário da famosíssima CBS (Bob Dylan e Cheap Trick, entre outros) – em Portugal representada pela Rádio Triunfo –, ainda estava longe de adivinhar que a pirataria pudesse vir a ser responsável por uma crise tão grave na indústria.

Há dois anos, João Afonso foi convidado a rescindir com a Sony Music, sucessora da CBS. A companhia que se fundiu com a BMG despediu 15 pessoas em 2004, mais dez no início de 2005 e fechou, entretanto, o seu armazém em Portugal. João Afonso que desempenhava o cargo de director de marketing estratégico para as compilações jazz e world music foi apanhado na onda.

http://www.myspace.com/oksav/stream

Sony Music Entertainment Portugal, Sociedade Unipessoal, Lda
Rua Prof Jorge da Silva Horta, Nº 1, 2º
1500-499 LISBOA

http://www.sonybmg.pt

NIF 501994963
CAE 18200

Início de Actividade: 1988
Actividade - Reprodução de Suportes Gravados

http://www.linkb2b.pt/empresas/sony-music-entertainment-501994963.php

1 comentário:

  1. Os nomes mais importantes da fase inicial terão sido Fausto que foram buscar à Sassetti e Ana Faria que tinha editado pela Rádio Triunfo. Houve outros como José Calvário, Onda Choc, António Sala, ... A CBS teve alguns nomes portugueses em destaque mas nunca foram muitos. Os já mencionados e ainda Lena d'água, Paulo de Carvalho ou Julio Pereira. Mas mais tarde tiveram os "best sellers" Rodrigo Leão e Paulo Gonzo. Nos singles raramente conseguiram sucesso tendo sido editados discos de Ricardo (Landum) e Dora mas também outros de Maria Clara e Artur Garcia, Nuno & Henrique, Queijinhos Frescos, In Loco, José Malhoa, Romance, Paulo Alexandre, Candida Branca Flor ou o primeiro single dos Ena Pá 2000.

    ResponderEliminar