terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Belter


Há cerca de 45 anos atrás, em Dezembro de 1967, num dos salões do Hotel Tivoli decorreu um beberete oferecido pela editora de discos catalã Belter. Tratava-se do arranque em Portugal de uma das duas editoras espanholas que na época apostaram na gravação de artistas portugueses (a outra, era a madrilena Marfer). O referido cocktail serviu, portanto, para apresentar os primeiros discos lançados em Portugal de artistas portugueses dessa editora, tendo reunido em tal convívio António Calvário (até então o “rei da rádio”), Luis Guilherme, Alberto Ribeiro e Shegundo Galarza, que foram, juntamente com Francisco Stoffel, os primeiros artistas a gravar para a Belter e cujos discos iriam ser colocados à venda em toda a Espanha, Argentina, Angola, Moçambique, para além de Portugal (então metrópole).

No dia da apresentação dos artistas e dos discos aos órgãos de informação, para além da habitual sessão de autógrafos, foram oferecidas pastas com os discos gravados pelos 4 cançonetistas nacionais (Luís Guilherme, Calvário, Alberto Ribeiro e Francisco Stoffel). No entanto, dos quatro cançonetistas apenas três estiveram presentes, pois Francisco Stoffel falecera dias antes vítima de uma doença que os médicos na altura não conseguiram identificar.

http://bairrodovinil.blogspot.com/2011/12/francisco-stoffel-canto-para-nao-chorar.html


A editora tinha surgido em Barcelona no ano de 1954.

Os nomes portugueses mais sonantes desta editora foram Madalena Iglésias, António Calvário e Paula Ribas. Lançaram muitos outros nomes.

Em alguns directórios aparecem alguns dados que devem corresponder à mesma empresa.

Discos Belter Lda
Rua Constituição, 74
4200-191 PORTO

Actividade: Comércio a Retalho de Discos, Cd, Dvd, Cassetes e Similares, em Estabelecimentos Especializados

Início de Actividade: 1965

http://www.linkb2b.pt/empresas/discos-belter-500086427.php

Discos Belter, Lda.
R. Constituição, 74

4200-191 Porto Porto

http://www.nossoportugal.com/empresa-121422/discos-belter-lda.html

Sem comentários:

Enviar um comentário