quinta-feira, 14 de junho de 2012

Discos pedidos

DICIONÁRIO DA RÁDIO
«Viró» disco

Dicionário da Rádio

A programação para hoje é a seguinte: dentro de momentos, o habitual programa «Peça o que quiser», com os discos solicitados pelo correio.

13:00
23 de Outubro 00

Transcrição possível de uma emissão feita no Porto há mais de 40 anos

Estúdios da ORSEC/SERL na Rua Fernandes Tomás, no Porto, a transmitir em onda média através dos Emissores do Norte Reunidos.

São agora 13 horas e 2 minutos. Saudamos os nossos rádio ouvintes neste dia cinzento de 24 de Fevereiro de 1957.

Tal como acontece às 4.as feiras, a emissão da ORSEC vai até às 16 horas.

A programação para hoje é a seguinte: dentro de momentos, o habitual programa «Peça o que quiser», com os discos solicitados pelo correio.

Às 14 horas transmitiremos uma rubrica com «Música Ligeira Variada».

Pelas 14 horas e 45 minutos contamos apresentar a crítica semanal de cinema, com a assinatura do locutor Eugénio Alcoforado.

Na última hora de emissão, entre as 15 e as 15:55, poderão ouvir o programa especial «Vidas dos Grandes Compositores», elaborado em exclusivo para os estúdios da ORSEC/SERL.

E como por certo já se aperceberam, este tema «Wheels» é o nosso indicativo pessoal e da nossa rubrica preenchida com os discos solicitados.

De entre a volumosa correspondência recebida, começamos pelo ouvinte Fernando Alvedrinhas, de Arcozelo. Pede-nos um samba canção pelo popularíssimo cantor brasileiro Dick Farney, um trecho à nossa escolha.

Ele aqui está: «Copacabana». É um disco de 78 rotações...

A nossa prezada ouvinte Emília Augusta Guedes, de S.Mamede de Infesta, escreve-nos dizendo que ouve sempre os Emissores do Norte Reunidos e muito especialmente as emissões da ORSEC. Agradecidos pela atenção dispensada.

Fala-nos dos «singles» agora surgidos no mercado com as novidades do «pop rock» e pergunta se os estúdios da ORSEC andarão atentos e já possuem singles na discoteca. Claro que sim, estimada ouvinte Emília!

Aqui tem um deles, tal como todos os singles, em 45 rotações.

Trata-se do êxito ONLY YOU, pelo conjunto vocal The Platters.

É agora a vez de atendermos o pedido expresso na carta do nosso prezado ouvinte Jeremias Anunciação, da rua de Cedofeita, no Porto.

Diz-nos constar que algumas canções portuguesas até aqui disponíveis em 78 rotações vão sendo editadas em discos de 33 rotações e 1/3.

Tem toda a razão. A prova está neste long play, o primeiro da nossa Amália. Escolhemos especialmente para si uma das faixas, o fado/canção «Barco Negro», do filme «Amantes do Tejo». Esperamos que lhe agrade.

Perdão!...

Houve aqui um pequeno percalço no acerto da velocidade no gira-discos. Mas já está remediado. As nossas desculpas!

No final da nossa emissão, lamentamos o uso insistente do plural majestático. Estamos «desolado»...
Mas é assim que se fala na rádio, neste ano da graça de 1957.

A primeira pessoa do singular, na rádio, segue dentro de uns... 25 anos! Mais ou menos.

ajb@tsf.pt
http://tsf.sapo.pt/online/primeira/interior.asp?id_artigo=TSF17721

1 comentário: